-
Arquitetos: Cubeinside
- Área: 464 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Asif Salman, Khandaker Ashifuzzaman Rajon
-
Fabricantes: Bangladesh Thai Aluminum, Crown Cement, Mirpur Ceramic, Nasir Glass, RAK
Semiótica Abstrata: Mesquita Bait Ur Raiyan - Esta é uma mesquita de pequena escala localizada silenciosamente em um típico entorno rural de Bangladesh, perto do poderoso rio Arial Kha. O projeto, em particular, é um exercício de interpretação abstrata do simbolismo básico da arquitetura islâmica. A geometria tem sido a principal ferramenta para essa abstração, transformando tanto a forma quanto a qualidade espacial. Uma abordagem centrada no ser humano foi adotada para criar um espaço para a comunidade, mantendo a escala sagrada e íntima, usando materiais locais como tijolo vermelho, enquanto a iluminação desempenha o papel vital de elevar a entidade espiritual da mesquita.
O simbolismo por meio da interpretação geométrica é uma característica imperativa da arte e arquitetura islâmica. O islã prescreve uma abordagem simbólica ou sugestiva em vez de uma representação literal. Isso faz da geometria uma das ferramentas mais vitais nos projetos de mesquitas, buscando seu desenvolvimento por meio da filosofia e modo de vida. Nesta mesquita em particular, o briefing do projeto apresentava a necessidade clara de incorporar os elementos simbólicos tradicionais de uma mesquita, como a cúpula, minaretes e arcos. Estes critérios impostos foram encarados pelos arquitetos como uma oportunidade para exercitar a abstração dos símbolos tradicionais na arquitetura das mesquitas por meio do conceito da "semiótica abstrata". Este princípio foi aplicado em volumes mensuráveis, mas também em outros aspectos imensuráveis.
Projetou-se uma cúpula flutuante, permitindo a passagem da luz solar pelo interior, proporcionando a experiência da vastidão do céu. Os minaretes (torres) são desenhados como elementos esculturais que se elevam em direção ao céu. A entrada da mesquita é traduzida de um arco típico para um arco volumétrico, tornando-a mais convidativa. A escala centrada no ser humano foi alcançada por meio de um volume retangular simples que representa estabilidade. A mesquita de um só andar com uma altura imponente proporciona aos usuários uma experiência marcante em termos de qualidade espacial. Ela confere espiritualidade não apenas por meio do espaço, mas também pelo toque e visão.
Para alcançar uma materialidade atemporal, são usados tijolos vermelhos e pedras, que têm uma longa história na herança das mesquitas de Bangladesh. O vermelho profundo do tijolo traz um contraste suave com a vegetação circundante da região. Enquanto o tijolo forma a vedação, os pisos e base são feitos de pedra, principalmente mármore. Os pisos de mármore são porosos e frescos, mesmo durante as ondas de calor abrasadoras do verão. Este material foi usado como um elemento de construção em vez de apenas um parâmetro ambiental. Além da iluminação direta vinda das aberturas nos lados norte e sul, algumas luzes indiretas foram projetadas para marcar as paredes e a cúpula, aprimorando a espiritualidade.
Essa mesquita utiliza ventilação natural e não meios mecânicos, eliminando custos desnecessários. Grandes aberturas garantem abundância de luz e ar. O espaço de oração é aprimorado por uma claraboia que mantém a área bem iluminada.